quarta-feira, 12 de março de 2008

Genética

Sentindo-se sufocado com a tensão na sala onde velam o corpo do tio, Antonio vai caminhar pelo cemitério e acende um cigarro.

- O que você está fazendo com esse cigarro?

- Fumando, o idiot... Mãe?

- Antonio, como você pode me causar um desgosto desses a essa altura da minha vida! Meu filho, um fumante! E você que sempre fez campanha anti-tabagismo...

- Mãe, por favor, você fuma a mais de... 30 anos?

- Sim, fumo mesmo, mas até hoje sua avó não sabe que fumo! Nunca dei a ela esse desgosto, ter uma filha fumante...

- Já de ter uma filha mentirosa...

- Conviver com a mentira é inerente à maternidade!

- Mas não se preocupe, só estou fumando porque fiquei abalado com a morte do tio, e o clima ali naquela sala está muito pesado... Não vou precisar de tratamento, ainda não sou viciado.

- Abalado com a morte do seu tio?! Me surpreendo se você tiver falado com ele mais de três vezes.

- Falei mais que isso, nessa última semana conversamos bastante... Ele me devia um dinheiro, ainda daquela partida de poquer do mês passado...

- Além de fumante, viciado em jogo!

- Fazer o que? É a genética. Recebi 23 cromossomos fumantes e 23 cromossomos jogadores.

- Viu com a irmã mais nova do seu pai ficou gorda?

- Se ela não se cuidar vai ter o mesmo destino do tio E....

- Menino! Não diga uma coisa dessas!

- Ele morreu com quantos quilos?

- Não sei, mais de duzentos...

- Será que também herdei genes obesos?

- Hahahahaha. Essa foi boa, você nunca conseguiu ser gordo... E agora que virou fumante... Ai que desgosto! Um filho fumante... Quanto o seu tio ficou te devendo?

- 2 mil

- E você teve coragem de cobrar dívida de um homem que sofre do coração?

- Eu não sabia...

- Que seus outros tios não saibam dessa história...

- Ah, mas vão saber! Não vou ficar no prejuízo!

- Que filho horrível! O que foi que eu fiz de errado? Devo ter transado com o papa na outra vida, pra merecer isso!

- Essa piada foi boa... é sua?

- Acho que sim... Ultimamente tenho encarado as coisas com mais humor...

- Menos o fato de eu ter virado fumante...

- Isso causa uma grande tristeza no meu coração...

Antonio acende mais um cigarro

- Meu amor, qual é esse cigarro?

- Black

- Cigarros com gosto?

- É...

- Hunf... Meu maço acabou... Me arranja um?

Um comentário:

Mel Andrade disse...

ah! se a vida não fosse assim, exatamente assim.. seria tão perfeito que não teria a menor graça.